19 de maio de 2013

Aldous Huxley e o Admirável Mundo Novo que Já Vivemos


O livro Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley conta uma história, em caráter fictício, que retrata muito a realidade que já estamos vivendo. Uma grande incógnita é: Teria o Aldous Huxley "informações privilegiadas", teria ele uma visão futurística ou o livro serviu de inspiração para os que hoje almejam a ditadura mundial (Nova Ordem Mundial)?

A quantidade de material "profético" no último século é bastante vasta. É intrigante o alto grau de "acerto" sobre essas visões do futuro. Além de Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley, tem o livro 1984 de George Orwell, o qual já fiz uma postagem falando "Como Karl Marx e 1984 de George Orwell Influenciam os Dias de Hoje".

O livro "Admirável Mundo Novo", Adous Huxley escreveu no início da década de 30, ou seja, a Rússia já estava sob a ditadura comunista e Hitler ainda não tinha chegado ao poder, mas as formas de controle social que o mundo estava "descambando" foram se concretizando e estão cada vez mais em evidência. E a tecnologia é um fator fundamental para isso.

Veja essa entrevista realizada em 1958. Situando na linha do tempo, Stalin já estava cometendo seus crimes na União Soviética, Mao Tse Tung já estava matando à granel na China, Hitler já tinha sido derrotado e a Revolução Cubana já estava próxima. Preste atenção no que Adous Huxley fala, em 1958, sobre os Comunistas e sua chegada ao poder.



Depois de ver essa entrevista do Aldous Huxley, assista agora essa palestra que o Guilherme Freire fez esse ano (2013) sobre Admirável Mundo Novo. Nessa palestra ele faz associações do que o livro "profetizou" e que hoje já são realidade, inclusive os avanços tecnológicos, avanços científicos, técnicas de controle social (entre elas o uso de drogas), além dos laboratórios comportamentais.



Depois de ver a entrevista com Adous Huxley e a palestra sobre Admirável Mundo Novo, se você leu o livro, já deve estar fazendo suas associações com os dias atuais. Se você ainda não leu, sugiro fazer a leitura. Você consegue, inclusive, encontrar este livro facilmente para download gratuito. A ambos (tanto quem já leu como quem ainda não leu), sugiro ler/reler o livro com esse novo olhar para entender esse "Admirável Mundo Novo" que já estamos vivendo.

Além do livro, sugiro o filme que foi gravado por volta de 1980. O filme Admirável Mundo Novo é bastante extenso, mas vale muito a pena assistir, principalmente agora, depois de ver a entrevista com Adous Huxley e a palestra sobre Admirável Mundo Novo.



Para esboçarmos uma reação eficaz e reverter um quadro, precisamos primeiro tomar consciência do que sofremos e ainda estamos sofrendo. Precisamos passar por um período de "autocrítica" e não ter medo (ou vergonha) de assumirmos que o Brasil está sofrendo um processo de idiotização, inclusive com técnicas, antes testadas em seitas, e hoje aplicadas na mídia e educação mundial, para que não percebamos e fiquemos achando que tudo não passa de uma "Teoria da Conspiração".

Para finalizar, olhe esse gráfico comparativo entre 1984 de George Orwell e Admirável Mundo Novo de Adous Huxley (clique para ampliar).




Nenhum comentário:

Postar um comentário