4 de junho de 2013

Formação Mínima Para Políticos - No Brasil, Qualquer Um Pode Se Candidatar


Um dos meios (talvez o principal) de se mudar, para o bem ou para o mal, o rumo de uma nação é exatamente o processo eleitoral (eleições). No Brasil, qualquer indivíduo (salvo pouquíssimas restrições) pode se candidatar.

Recentemente me deparo com a seguinte notícia: Mr.Catra se lançará candidato nas próximas eleições, diz colunista

"Não é só o cantor Belo que está buscando novos rumos e se lançará como deputado federal nas próximas eleições. O Mr. Catra, conhecido por suas músicas com letras pra lá de provocantes, deve se tornar candidato no ano que vem.

Ao menos foi o que disse o colunista Léo Dias, do jornal 'O Dia'. Segundo a publicação, o cantor até já se filiou ao PDT para participar das eleições de 2014. E não para por aí. O ex-jogador Edmundo também será candidato a deputado estadual pelo mesmo partido do Mr. Catra."

Aí a pergunta que faço é: Qualquer Um Deveria Poder Se Candidatar?

Antes, porém, veja algumas partes da entrevista que o então candidato à presidente da república Enéas Carneiro deu para o Roda Viva em 1994. Apesar do tempo, essa entrevista se enquadra nos dias atuais.



Não posso deixar de comentar como os jornalistas, JÁ NA DÉCADA DE 90, já pregavam e preparavam o terreno para o que vivemos hoje em dia. Reparem o teor da entrevista, as distorções, as chacotas utilizadas e as "conclusões de raciocínio" que tomam... Chega a ser vergonhosa, por exemplo, a conclusão de José Paulo Kupfer (que Fernando Mitre concorda) sobre o fato de ser necessário um currículo mínimo para se candidatar à presidência levar para o fato de o povo mais ignorante não poder votar.

Todo mundo tem o direito de ser ignorante. Todo mundo tem o direito de pensar como DESEJA. O que não se pode é usar da ignorância para implantar "desejos" na população. E é exatamente esse artifício que é utilizado por quem está no poder para se manter no poder. Não dá educação, IMPLANTA uma cultura do vazio fazendo crer que "tudo é cultura" e tentando usar do "ego" das pessoas para implantar a ideia que certas rejeições se trata de preconceito.

É exatamente assim que se implanta a "Cultura do Coitadismo" e permite que BONECOS se elejam para fazer exatamente o que a "elite" do governo obtenham tudo que desejam, ou seja, aumentam o poder da elite governamental.

Claro que existem claras exceções. Um exemplo bem recente (que surpreendeu a todos) foi o ex jogador Romário. Mas, via de regra, as pessoas que usam desse artifício de usar sua popularidade diante de um povo sem parâmetros sólidos acabam se tornando marionetes.

Indo direto ao ponto... Teria o Mc Catra e o ex jogador Edmundo condições de discutir problemas sérios e profundos que assolam o país hoje? Posso estar completamente enganado e me surpreender, mas a resposta é NÃO! Pelo menos eles, até hoje, não demonstraram NADA em relação a isso publicamente. Vamos lembrar que política é algo "público" e para se eleger é (pelo menos deveria ser) necessário mostrar pelo menos conhecimento profundo da causa. Saber das necessidades, todo mundo sabe, o problema é saber COMO RESOLVER. E é para resolver problemas que eles são colocados lá, não?

Por isso sou a favor sim de se exigir uma "formação mínima" para poder se candidatar. E, para dar acesso à cargos políticos ao povo, não é eliminando essa "formação mínima" para poder se candidatar, mas sim DAR AO POVO ESSA FORMAÇÃO MÍNIMA e não deixá-lo completamente idiotizado e à mercê de se tornarem marionetes, caso se candidatem e se elejam...



Nenhum comentário:

Postar um comentário